teatro

a processualidade de cada instante (ouvir o canto e o silêncio das sereias)

crítica de “57 minutos — o tempo que dura essa peça”, de Anderson Moreira Sales.

Quanto cabe no que se conta de um dia? Entre digressões, camadas sobrepostas e idas e vindas temporais, Anderson Moreira Sales inspira-se livremente em “Ulisses”, de James Joyce, para fazer emergir o que há de notável nas pequenezas — ou, ainda, o que há de pequeno no grandioso.

O mineiro radicado em Porto Alegre escreve, dirige e atua no monólogo “57 minutos — o tempo que dura essa peça”, que coloca em cena a narrativa de um dia na vida de um homem — e os tantos tempos e sujeitos que nisto cabem. Não se trata de obra biográfica, e ainda que Sales deixe claro não ser dele aquela história, a própria tessitura dramatúrgica do espetáculo tem caráter performativo.

Sales implica-se não apenas ao optar pela construção de uma relação direta e de cumplicidade com a plateia mas também na escolha de sempre evidenciar a função exercida na cena. Além de inserir na encenação questões do próprio ofício da atuação, em suas precisas interrupções e edições encara de frente a responsabilidade presente na figura do narrador.

Podem me acusar de ser ingênuo, romântico, utópico, qualquer coisa assim, mas eu acho que as histórias têm o poder de mudar o mundo. A gente precisa encontrar formas de nos comunicarmos uns com os outros e, principalmente, com aqueles que são diferentes de nós. É preciso buscar estratégias para superar os abismos (Anderson Moreira Sales; dramaturgia de “57 minutos”)

Antes mesmo do prólogo, a voz em off de Sales acompanha seus primeiros movimentos em cena. Ela compartilha com o público as angústias que supostamente passam na cabeça do ator. Ele, então, criando uma composição corporal em diálogo com a iluminação de Ricardo Vivian, cita versos de Torquato Neto — que, por sua vez, fazem menção à Carlos Drummond de Andrade. Subitamente rompe a atmosfera construída e se apresenta, com naturalidade, à plateia.

Estabelecem-se a partir deste momento procedimentos que se repetirão ao longo do espetáculo. Há a frequente citação, direta ou indireta, não apenas a outros autores — Joyce, Kafka, Guimarães Rosa, Clarice Lispector… — mas à mitologia. E por meio da qualidade técnica digna de nota de Sales, orgânicas transições entre imagens corporais, fluxos verbais, digressões e a sequência fragmentada de acontecimentos da narrativa central.

No espaço, sobre a mesa que o ator traz para a cena, ingredientes para fazer pão de queijo e o forno para assá-los. Delimitando uma área de ação, faixas de LED são simultaneamente iluminação e cenário, desenhando uma espécie de ampulheta à sua volta. Com poucos elementos cênicos, “57 minutos” sustenta-se eminentemente no excelente trabalho de Sales.

Anderson Moreira Sales em “57 minutos — o tempo que dura essa peça” / foto: Pedro Mendes

Carismático, convoca a participação do público por meio de um conto de Kafka que versa não sobre o canto das sereias, mas sobre seu silêncio: Ulisses, tão certo de que era brilhante, convenceu-se de que a mera cera que lhe cobria as orelhas bastaria para sobreviver às sereias; não ocorreu a ele pensar que, talvez, elas não tenham cantado. O convite é feito, então, para que escutemos de ouvidos e peitos abertos, sem medo, a beleza e o possível arrebatamento que o teatro pode proporcionar — ainda que paradoxalmente isto também possa significar a morte.

A partir do pacto realizado — e reafirmado em comentários, no oferecimento de cachaça e do já citado pão de queijo — com a plateia, Sales passa então a contar a história deste um homem, comum. Em referência direta ao protagonista de Joyce, o primeiro nome dado ao personagem é Leopoldo. As cenas, tal qual os capítulos de “Ulisses”, se passam em horas e locais específicos. Escolhendo radicalizar na fragmentação, “57 minutos” traz consigo complexidade à narrativa, que se mantém coerente.

Entre as idas e vindas dos tantos episódios que compõem um dia, é possível localizar três camadas da encenação. Dentro da ficção, se percebem dois níveis; a rotina concreta da personagem e um caráter mítico ou mesmo onírico de certas inserções de Sales. Imbricada nelas, há o real: o ator, no palco, narrando uma história; inserindo comentários, digressões, conduzindo — ou até mesmo confundindo — o público.

Os 57 minutos referenciados no título não são, como se poderia imaginar, o tempo efetivo do espetáculo, que tem por volta de 13 minutos a mais. É um intervalo de tempo que acaba por se mostrar, de certo modo, gatilho da situação vivida pelo personagem naquele dia específico. Muitas demandas se inserem a partir de um breve recorte temporal — seja um dia inteiro sendo contado, seja nestes 57 minutos da ficção ou nos 70 minutos da encenação.

É como se a cada instante infindáveis janelas pudessem se abrir para mirar o que se passa numa vida. Sales transita entre a sutileza e o escancaramento do discurso que há por trás de “57 minutos”. Afetos íntimos e acontecimentos exteriores se entremeiam com ou sem relações diretas de causalidade. No embate entre mundo interno e mundo externo, a narrativa construída a partir de uma subjetividade revela-se eminentemente política. Nossa sociedade, por vezes, não se dá conta de que o silêncio das sereias pode ser ensurdecedor.

Anderson Moreira Sales em “57 minutos — o tempo que dura essa peça” / foto: Pedro Mendes